Restos de EVA são aproveitados na construção civil
Restos de EVA são aproveitados na construção civil
Cada vez mais popularizada, a utilização de EVA como composto da chamada brita leve já chamou a atenção de diversos setores da construção civil. Construída com sobras de placas de EVA picado, o material é utilizado para a fabricação de blocos de alvenaria e preenchimento de lajes, contrapisos e paredes.
A aplicação do EVA como carga de concreto diminui o peso estrutural, reduzindo o risco de rachaduras. Além disso, a opção requer menor quantidade de cimento e apresenta excelente isolamento acústico e térmico, proporcionando maior conforto no interior das construções.
No caso de blocos fabricados com o material, destaca-se também a excelente capacidade de aderência à argamassa e outros acabamentos. Desta forma, é possível diminuir também os custos com material e transporte. Extremamente econômica, a opção promete reduzir as despesas com sua aplicação simples.
Para a fabricação de argamassa, o processo, bem como os equipamentos utilizados, são idênticos aos convencionais. Não há necessidade de investir em instrumentos específicos .
Além das inúmeras vantagens em relação ao produto tradicional (feito com pedra, areia e cimento), a brita leve evita que estes resíduos sejam despejados em aterros sanitários. Essa solução permite aproveitar, por exemplo, restos da indústria calçadista com o corte de palmilhas. E tudo isso com excelente benefício ecológico, uma vez que só são utilizados pedaços não aproveitados.
Da própria fábrica de eva, recicladoras e consumidores até o chegar ao meio ambiente, a descoberta beneficia todos os envolvidos e mostra grande potencial de investimento.